quarta-feira, 11 de maio de 2011

11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente !!


Oiiiie, amigas (os ) queridas (os ) !!

Como vocês estão?
Eu estou bem, graças a Deus, apesar da correria!!


Saudades de vocês, amigas lindas....adoraria ter um pouco mais de tempo pra poder visitar todas as amigas que amoooooo, mas tá corrido, gente !! Mas, sei que é um período corrido que estou passando aqui no trabalho ( mudou o sistema da empresa que trabalho e tá o " Ó "  - rsrsrsrs), último ano da faculdade...enfim...é uma fases, né?

Confesso que conciliar tudo ( faculdade, trabalho, casa, minhas arteirices que amoooo fazer, etc...) está complicado!!
Estou no último ano do curso de Administração e está bem puxado o curso....muitos trabalhos, provas, enfim...o cansaço tem tomado conta de mim!!! rsrsrsrs

Gente querida, não abandonei minha iniciativa de participar da Dieta Coletiva,...apenas, o tempo que tenho hoje, não tem me deixado cumprir meus propósitos de emagrecimento ....e confesso que isso me deixa triste....preciso aprender a administrar melhor minha vida, minhas prioridades, meu tempo, cuidar um pouquinho de mim mesma, da minha saúde, entendem?

Frequentar uma academia eu adoraria, mas cadê o tempo?? Entro as 7 hs no trabalho e tenho saído depois das 18:30 hs...e tem a faculdade, a casa, a família.....não consigo mesmo...mas, quando terminar a faculdade, quero reservar umas noites pra começar a me exercitar numa academia com acompanhamento de um profissional que possa me ajudar, né?
Mas, por enquanto , o MÁXIMO que posso tentar fazer ( quando consigo, viu gente? !!!! ) é uma caminhada...e quando dá, né? rsrsrsrsrs
E pesquisando sobre os benefícios da caminhada, encontrei este texto que me deu um "empurrãozinho" neste propósito de caminhar...
Vamos ler juntas? Vamos começar a caminhar ? Quem se habilita ???

11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente !!

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:

Caminhada- Foto Getty Image

1.Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.  
Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.
2.Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

"A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica.
3. Combate a osteoporose 


O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose
Esteira- Foto Getty  Image 

 "Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.

4. Afasta a depressão ( que bênção !! )

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia.
5. Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.  
"Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento."
6. Deixa o cérebro mais saudável ( jóia !! Estou precisando !! )

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos", comenta Paulo Correia. 
Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.
7. Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

"Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte", completa o especialista da Unifesp.

8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece ( uhuu !!! )

Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia. 
E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.
Esteira- Foto Getty  Image 
A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.
9. Controla a vontade de comer  ( eba !! )

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária. 
Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

"Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida", afirma Paulo Correia.
10. Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom. 

11. Diabetes ( essa é pra mimha mami !! )

 A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

"Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes", explica o fisiologista da Unifesp.



Queridas ( os )...fiquem com Deus  !!
Prometo voltar com novidades que ando aprontando !!! rssrsrsrs

Beijocasssssss !!

Pin It now!

40 comentários:

  1. Oi Helena,

    Acho que esse é o grande problema da modernidade... temos atividades demais e acabamos descuidando de nós mesmas :)

    Assim como você também sofro com as multitarefas e a falta de tempo... e a primeira coisa que cortei foi a atividade física.. resultado? Muitos quilinhos extras.. rsrsrsrs

    Adorei seu post sobre os benefícios da caminhada... vou tentar espantar a preguiça e sai para caminhar .

    Beijos,

    Karen

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,
    eu entendo bem sua correria e falta de tempo, quando inventarem um jeito de comprar tempo vamos ser as primeiras da fila rsrsrs
    Mas caminhar é muito bom mesmo, mas nem caminhar eu consigo, o máximo que consigo é de manhã antes de vir trabalhar ao invés de pegar o ônibus perto de casa vou num ponto mais longe e caminho uns 15 minutos para chegar é só isso que consigo, mas fazer o que.

    Um dia vou ter tempo se Deus quiser.

    Bjs amiga e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena tudo bem?
    Eu amo caminhar,faz um bem danado, que bom vc colocar os beneficios, quem sabe assim ajuda muitas pessoas a tomar uma iniciativa!
    bjus
    Flor

    ResponderExcluir
  4. Oie minha querida!

    Eu caminho todos os dias 01 hora e adoro, realmente é ótimo!!!
    Adorei o post,

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Helena, passei pra agradecer pelo seu carinho la no meu cantinho, estou passando por uma fase complicada em minha vida mas, tenho certeza que logo passará...mesmo assim agradeço..bjs.

    ResponderExcluir
  6. Eu caminho e faço academia..é muito bom pra tudo!!Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. ♥ Mana já disse umas mil vezes para o maridão que iria comprar um tenis (tu acredita que sou tão esportiva que nem tenho? É o fim mesmo kk), que iriamos andar juntos, mas ainda nadinha. Cá entre nós, não gosto. Sou mais uma bicicleta, mas até deixei de ir para a reunião de oração na igreja de manhã de bicicleta. |Estou uma molenga mesmo.
    Oh, mudando de assunto? Abri uma lojinha lá no ELO 7, mas quanto paga mesmo para manter, ou abir? Isso é para quem deseja ter vitrine, e uma logomarca...
    É todo mês? Por ano?
    Mudei também o meu blog para dominio proprio, é bemmm mais seguro. Aos poucos mudarei os outros dois.
    Maninha, seu capricho me inspira, viu? Lembro muito de voce, do seu esmero, de como busca fazer tudo bem feito, o melhor.
    Beijos, boa semana para voce, smarkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. *Decidi que preciso caminhar!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Cade tempo para fazermos tudo o que temos vontade? Amei os mimos que me enviou junto com a necessárie. Tem foto lá no meu cantinho. Bj

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga.
    Saudade de voce. Realmente a falta de tempo é complicada... mas a gente se arruma! rsss

    Quanto a caminhada, vou começar! Aqui em casa temos aquele simulador de caminhadas, não tenho mais desculpas! rssss.


    Beijo.
    Soll

    ResponderExcluir
  11. Vambora caminhar então!Beijinhos querida Helena♥

    ResponderExcluir
  12. caminhada é uma delicia, pena que ando um pouco relaxada,mas vou voltar a fazer minhas caminhadas.bjos

    ResponderExcluir
  13. Oii, Heleninha !!!

    Amiga, se tivesse alguém vendendo tempo esse cara ficaria milionário.hehehe

    Faço idéia da tua correria aí...tb fiz administração de empresas mas isso foi no século passado.Hummm abafa !!!hehehe

    Adoro caminhar...mas não tenho tido tempo.Já, já eu volto a andar...faz um bem tremendo.


    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  14. Oi doçura ...

    Éhhhhhh, ô preguiça de começar...hehehe
    Também tô precisando muito fazer um exercício, qualquer hora a gente chega lá né?


    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  15. Oi Helena!
    Amiga estou sumida daqui mesmo,né?
    Mas vou voltar mas vezes,ta?
    Amiga quero muito caminhar,mas a preguiça me mata,rsrsrs,beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Na esteira da academia faço corrida leve vendo TV de assinatura.
    No calçadão da praia caminho pensando na vida.

    ResponderExcluir
  17. Amiga, se seu dia não fosse assim, seu blog não teria esse nome, né?
    Mas você tem um propósito na sua vida e está correndo atrás dele. Acho linda essa atitude!
    Minha mães foi concluir os estudos com 4 filhos pequenos. Um sufoco, mas venceu. Hoje é funcionária pública.

    Eu desisti de terminar a faculdade depois que o
    Miguel nasceu. Se um dia eu voltar, vai ser pro curso à distância.

    Não se cobre tanto!
    Cuidado com o coração.
    Um passo de cada vez, com calma e você chega lá.

    Beijinhos em seu coração e muita força!

    ResponderExcluir
  18. Oi Helena!!!visito sempre seu blog..Ele é lindo,e como a caminhada faz um bem danado.Amo seus trabalhos manuais,são tão mimosos.Não vejo a hora de poder encomendar aqueles quadrinhos provençais lindos com tecidos.Caminhava quase 10 quilômetros todos os dias,era bom demais,depois que mudei aqui para Curitiba não consigo caminhar,e olha que moro perto do parque Bacacheri.E com isso engordei quase vinte quilos...pode?Preciso voltar a prática devagar.Beijus querida e fique com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Helena!
    Vim ver seus lindos trabalhos e você me dá 11 fortes razões pra eu cumprir a promessa de começar minhas caminhadas

    Sou muito da noite, aí de manhã nada de criar coragem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Helena!!!
    Caminhando muito!!!!
    Sentido falta dos seus doces coments lá no blog!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Ola Lena, agora que vc ja sabe dos beneficios da caminhada e esta mais motivada não espere a vontade passar para começar....
    não deixe p amanha comece hj mesmo e vc vera quão bom faz para seu corpo e sua mente....
    hoje acordei 4:50 para fazer 45 minutos de caminhada e fiquei com a corda toda....uhu

    obrigada pela visita...

    se cuida bjks gi

    ResponderExcluir
  22. Oi querida Helena

    quanto animo e disposição...gostei muito do teu post, mas não consigo tempo pra caminhar o unico lugar que passeio é na net.

    to sentindo tua falta.

    Um abraço
    Lucia
    hptt://cafeecetim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Helena.
    tudo bem com vc?
    Menina eu fico babando nas sas artes,tens feito cada coisa lindissima.Que DEUS continue abençoando as suas maõs.
    Que DEUS te abençõe hoje e sempre!
    lidiane

    ResponderExcluir
  24. hum... sedentarismo não só faz ganhar uns quilinhos, mas faz mal a saúde... já travei da coluna 3 vezes ( a última foi no final da minha gravidez), esses dias quase travei de novo, fui no médico e eu não tenho nada na coluna... diagnóstico: falta de atividade física! ele disse que só vou sarar de vez se fizer caminhada, hidroginástica, pilates ou outras atividades sem impacto... temos que pensar mais na nossa saúde!
    obrigada pelo comentário no nosso blog, e que pena que não conseguiu nos seguir... o link está lá, do lado esquerdo da página (coloquei ele mais pra cima)... será um privilégio ter vc como seguidora!!! bjão, e que Deus continue abençoando vc com esses dons maravilhosos que vc tem!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Helena! Ultimamente, só tenho caminhado dentro do escritório! E muito! Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Helena, que legal esse post, sou adepta à caminhada e ler esses benefícios só aumentou minha disposição em continuar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oiiiii amigaaaa!!! Realmente é tudo de bom! Eu estava fazendo caminhada e senti uma diferença ! Mas provavelmente por falta de um alongamento antes da atividade machuquei o pé ,o nervo do pé inflamou,agora preciso recuperar para voltar.Nota 10000000 para a caminhada.Bjs lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  28. Oi, querida amiga Helena!
    Pensei que conhecesse o Artes da Teka, é com ele que faturo um dim dim extra. Minha linda, fiquei ausente dos blogs um tempinho por conta da cirurgia a que me submeti, mas agora já está tudo bem e voltei com tudo. Que bom que não me esqueceu, sei que sua vida é corrida também. Não iremos mais nos perder de vista.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Olá querida Helena!Como está?Estou passando por alguns problemas em meu blog,não sei se já consegui resolver,é que minhas atualizações não aparecem,no seu blog ou painel está aparecendo?por favor responda, muito grata,fique na paz do Senhor bjuuu

    ResponderExcluir
  30. realmente caminha é tudo de bom,e o corpo agradesce,passei pra dizer que gosto muito do seu blog!já sou sua seguidora,qd poder da uma passadinha no meu recente blog:
    casadicasetal.blogspot.com
    aguardo sua visitinha!!!

    ResponderExcluir
  31. Não só caminhar, mas mexer o corpo sempre é tudo de bom. O corpo humano é como uma borracha (daqueles de apagar o caderno), quando não se usa, endurece. E isso não é bom.
    Tb faço caminhadas 3 x por semana. E 2 x faço Pilates.
    Aproveito para te desejar um ótimo sábado. Bjs, Helena.

    ResponderExcluir
  32. Oi querida,
    Realmente o nosso dia a dia anda mais que corrido né. Imagio vc com mais a faculdade em fase final, é mesmo uma loucura.
    Não abandonei as amigas não, mas cloquei um foco em reformar a cozinha que só fiz isso nos ultimos dias.
    Obrigada pelo comentário tão carinhoso, teha um ótimo final de semana.
    Bjs no coração.

    Eli

    ResponderExcluir
  33. Helena!
    Que saudades passa por aqui :)
    obg pelas dicas.

    beeijos

    ResponderExcluir
  34. VOU LOGO BOTAR O TêNIS!!!! FUIII!!!!

    BJSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  35. Ola Helena, boa noite, realmente quando vc tiver tempo saia para caminhar,vá a igreja a pé ao mercado a padaria, estou fazendo isto e tenho me sentido melhor no caminho me concentro em orações e peço a Deus por todos nos.
    Te desejo saude e um otimo final de semana.
    Ana Pierri

    ResponderExcluir
  36. Minha querida amiga, eu estou completamente sedentaria, e fora do peso, mas já caminhei muito, uma vez cheguei a caminhar duas horas por dia, outra época de minha vida é claro. Depois que machuquei nao caminhei mais.
    Mas é maravilhoso, faz muito bem, continue.
    Fiz uma parceria maravilhosa e tenho certeza que vc vai adorar conhecer além é claro de participar do sorteio de um presente muito especial oferecido por eles a vcs minhas leitoras e amigas.
    Vou te esperar ok?!!

    bjs Leila

    ResponderExcluir
  37. oi Helena corridinha -
    tb tô corridinha -
    mas nem me fale em caminhar - agora qe tinha me jurado que iria começar a caminhar - aqui não para de chover - daí desanima e eu vejo gente caminhando assim mesmo - ai que inveja - queria ter esta disposição -
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  38. Amiga passando pra desejar uma otima semana, que Deus abençoe tudo que vc vier a fazer!
    Estou com saudades de vc viu amiga?!
    Bjus no ♥

    ResponderExcluir
  39. Ei, Helena! Que bom que tenha gostado do trabalho da Paloma! É tudo lindo mesmo, não é? Viu o capricho dos demais artesanatos dela? Sou fã e suspeita!Fico feliz por estar participando da promoção e já aviso que amanhã sairá outra promoção aqui no blog, acesse, heim? Quem sabe ganha os 2?! A de amanhã será já promoção do Dia dos Namorados, q/ afinal, está pertinho! Esta será super bacana, vale à pena conferir, gata!
    Bem, passei aqui para lhe façlar q/ adorei seu bloguito e sou super adepta de ginástica e corrida! Faz um bem enorme internamnete e fisicamente, né! bjks e até mais, Helena!
    Carol Carneiro

    ResponderExcluir
  40. Oi Helena, vc me fez lembrar o tempo em q eu acordava a seis da manhã e saia a caminhar apenas por meia horinha, todos os dias. Nossa! Era mto bom. Hj nada faço, sequer uma esteira q está "estacionada" lá fora. Agora, p/ exemplo estou comendo copulsivamente uma caixinha de eskibon (aliás é a segunda - rs). Estou alguns 10 quilinhos acima de meu peso normal e os pneuzinhos estão aumentando sempre, sabe?
    Mas estou tentando me conscientizar q é preciso exercitar-me - um dia eu volto. De qq forma , adorei ler o seu post e q me deu um "sacode".
    Depois conversaremos mais. Já vou te seguir e adorarei se vc fizer o mesmo, ok? Tenha um excelente fds nessa terrinha gelada. Bjs. bjs

    ResponderExcluir

Que bom que você deixou seu recadinho ! ADORO !!
Muito obrigada pelo carinho!!!