sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dicas sobre como cuidar do seu blog !! - " Seu blog está com aviso de malwares? "

Bom diaaaaaaaa gente querida !!!
 Esta semana eu recebi vários e-mails de amigas muito queridas que ao tentarem acessar meu blog recebiam a seguinte mensagem :


E isso já me aocnteceu pela segunda vez....e o  meu bloguito tem apenas 16 meses....
Confesso a vocês que isto me preocupou  demais.....tive que perder muito tempo procurando uma maneira de eliminar este vírus que infectou meu blog....e através da ajuda de uma amiga em especial , a Rose Oliveira, do Blog Tecendo Artes , lí vários artigos sobre como eliminar este problema e afinal depois de 2 dias de pesquisa e tentativas, consegui resolver
! Infelizmente, só consegui através de uma atitude bem radical , tive que eliminar o gadget dos blogs que sigo ( o blogroll )....só assim consegui acabar com o problema...Tentei várias coisas, eliminei enfeitinhos do blog, troquei o template, fui visitando cada blog que seguia através do Google Chrome ( que nos avisa se tem algum site suspeito ) , tirei todos os selinhos que ganhei ....e nada....foi uma trabalheira danada... e sem conseguir remover o problema ....uma amiga chegou a perguntar ao seu esposo que é analista de sistema e o mesmo disse que eu teria que excluir o blog!!! Já pensou, que triste??? ....mas, graças a Deus , consegui !!! 
Gente, é uma sensação horrível saber que vc pode perder todo o seu blog....todo o carinho, as alegrias, os comentários das amigas....
Então, como passei por este susto, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas e artigos sobre como podemos proteger nosso blog destes probleminhas ( ou seriam problemões? rsrsrsrs)....

Este é um artigo que a Rose me indicou e que me foi muito útil...
Dê uma lidinha e veja como se precaver !!!


Seu blog está infectado ou hospedando Malwares?

O que é malwares?
“O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware.”

Já acessou uma página de blog/site ou mesmo o seu blog está apresentando aviso semelhante a isso?

aviso-malwares-blog

Os textos dessa mensagem variam muito pouco e são geradas por um sistema de segurança para navegação da própria Google que monitora os sites e seus conteúdos. Alguns avisos pode ser assim também:

Aviso: A visita a este site pode prejudicar seu computador. O site em [endereço do site que você está acessando] contém elementos do site [link, nome ou conteúdo/trecho de código infectado] que parece hospedar malwares (softwares que podem danificar o seu computador ou podem agir sem o seu consentimento).Uma simples visita a um site que contém malware pode infectar o seu computador.
Para obter informações detalhadas sobre os problemas com esses elementos, visite a Página de diagnóstico de Navegação segura do Google para [repetição da referência ao problema encontrado].

Se ao acessar as páginas de seu blog, algum aviso semelhante a esses aparece, há um problema grave em seu blog que precisa ser solucionado urgentemente.

Como se livrar da infecção em seu Blog?

Se o seu blog acusa a infecção, a hospedagem de um “malware”, só há um lugar para ele estar presente: o código-fonte de seu blog. Ou seja, a infecção está em meio ao código da estrutura de layout de seu blog.

Passo 1
A primeira coisa a fazer é verificar todos os plugins e gadgets/widgets (elementos de página) instalados e em funcionamento em seu blog.

É possível que algo que você tenha adicionado recentemente, como um trecho de código HTML, esteja carregando a infecção ou apontando para ela. Então retire de seu blog tudo o que foi mais recentemente adicionado.

Aos poucos, retirando esses códigos de gadgets, por exemplo, você identificará o problema e o eliminará.


E se nada disso der certo?

A Google tem uma linha e algumas diretrizes para ajudar você a superar esse problema. Recomendo que leia com atenção e siga os procedimentos indicados. O que fiz acima, citando os 3 passos é um resumo geral do que você terá de fazer, mas aqui tem o link do processo mais amplo e completo, caso os passos não solucionem o problema:
Fonte - www.ferramentasblog.com
Marcos Lemos
Amigas(os),lá no blog da querida Elaine Gaspareto ( nossa mestra-bloguística - será que existe este termo? rsrsrsrsrs) tem também muitos artigos com dicas de como podemos cuidar , proteger e otimizar nossos blogs...você já conhece o Blog Um pouco de mim  ? Corre lá e pesquise, navegue muito porque tem muitaaaaaa coisa boa pra gente que é leiga no assunto de navegação, html, blogger, etc...
Este artigo em especial me ajudou muitooooo nestes dias...

Truques para driblar o Blogger e salvar seu blog (com update)

  Depois de uma série completa sobre Como criar um blog eu vou me aventurar em mais uma empreitada.
Desta vez os artigos são destinados a você, que já possui um ou mais blogs e que precisa aprender como proteger, administar e otimizar seu blog.
Como esses têm sido dias de instabilidade na plataforma Blogger eu vou começar a nova série pelo item atualmente mais importante, que também servirá para responder às muitas perguntas do post Como proteger seu blog.


1- Crie um blog clone:
Sim, crie um blog. Não é blog de testes, é um blog de segurança. Crie agora, vamos fazendo juntos. Vá por mim, a coisa tá feia e amanhã pode ser tarde! Cria lá, eu espero…
 tic tac
tic tac
Como você é blogueiro esperto já fez backup de seu template, certo? Então, para que o backup não sobrecarregue seu computador, descarregue-o em seu blog clone. Faça assim:
 Encontrou? Então clique em Fazer upload. Assim:image
Pronto. Um blog virgem, clone do seu. Sempre que modificar algo em seu blog oficial faça a mesma modificação em seu blog paralelo.
Agora os posts e comentários:
Ensinei como fazer backup dos posts e comentários neste post aqui. Agora vou ensinar como usar esse backup.
Em seu painel do blog clique em Configurações.

Em seguida clique em Importar blog. Vai abrir esta página:

Clique em Selecionar arquivo. Encontre, em seus documentos, o arquivo de seu blog salvo no backup. Será um documento de texto .xml com a data do salvamento. Digite as letras de confirmação e marque a caixinha Publique imediatamente as postagens importadas. Agora senta. Porque dependendo do tamanho do blog demoraaaaa……
Eu faço isso a cada semana, daí não perco nenhum post ou comentário. Assim eu não preciso manter os backup’s na memória do pc. Até porque vai que dá pau no computador, né?
Ah, você também pode gravar os dados do backup em cd de dados.


2- Crie um email secreto:
Sim, isso mesmo. Crie uma conta de email, fora do Gmail. Vá lá, pode ser Hotmail, por exemplo.
Agora, envie para esta conta de email os backups do seu blog em forma de anexo. Se tudo o mais falhar, seus arquivos estarão seguros em sua conta super-secreta de email super-secreto que você só usará para isso.
Aproveitando que você tem uma conta de email secreta vá ao seu painel do blog principal e clique em Configurações. Vai, leitor! Eu espero!
Agora clique em  E-mail e celular e digite seu email secreto na caixa Endereço de BlogSend. Assim:

Pronto. A partir de agora tudo o que você postar será enviado para sua conta de email super-secreta. Jamais seus posts serão perdidos se um dia o Blogger surtar e deletar seu blog.
3- Ative o feed de seu blog:
Ative agora, caso não o tenha feito ainda. Pelo feed recuperar um blog é possível; mas não esqueça de assinar seu próprio feed, certo?

Agora vou responder a algumas perguntas que podem surgir:
a) Fiz os backup’s mas não tive nenhuma mensagem dizendo se deu certo.
→Deu certo. Não tem mensagem mesmo.
b) Se o anti-vírus der alerta de perigo o que eu faço?
→Salve. É um falso-positivo.
c) Tenho mais de um blog e quando salvo eles ficam com o mesmo nome nos meus arquivos. Tá certo?
→Sim, quem usa o Firefox o backup vai direto para a pasta Downloads. Para não se confundir renomeie cada backup feito com o nome do blog respectivo.
d) Por que os blogs estão sendo deletados?
→Ainda não se sabe ao certo; uns dizem que é bug da plataforma, outros dizem que toda vez que o Blogger prepara novidades esses erros ocorrem. Eu concordo com a Iara Alencar e acho que é erro humano: algum funcionário fez @¨%#& e deu no que deu. Daí dizem que é bug.

Certo? Acredito que com esses procedimentos o Blogger não pega nosso blog pra fazer sabão…

Update:
Você faz isso em Configurações/Permissões. Daí role a página e marque a opção que deseja. Salve. Seu blog só será visto por você, certo? Nem mecanismos de pesquisa o verão, evitando assim conteúdo duplicado.

Fonte - www.elainegaspareto.com
Elaine Gaspareto
Outro Blog que muiiiiiiiito me ajuda quando estou com dúvidas,probleminhas com o blog é o da nossa querida musa bloguística Fernanda Reali - você a conhece? Ela é uma amiga muito querida, que está sempre pronta a nos ajudar e a compartilhar o que sabe !!
Clica  AQUI e veja as Dicas de Blogs que ela nos dá !!

Bom, queridas (os )...espero ter ajudado um pouquinho vocês a protegerem seus blogs destes probleminhas que tomam nosso tempo e nos dão muita preocupação... afinal, nosso blog é um pedacinho de cada um(a) de nós, não é mesmo?

Queridas(os), desejo a vocês um delicioso fim de semana cheiiiiiiiinho de alegrias e bênçãos !
Eu vou passar trabalhando ....na empresa onde trabalho teremos uma mudança de sistema e quase todo mnundo terá que trabalhar neste sábado e domingo, mas...tudo bem, né? Agradeço a Deus pelo meu emprego!!

Um beijo grande cheio de carinho!!

Romanos 15:13  - E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

Pin It now!

38 comentários:

  1. Que bom ter todas estas informações.... se isto acontecer com o meu blog, pelo menos já sei alguma coisa... Ainda bem que temos umas as outras pra buscar ajuda né!
    BEijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Helena, que otimas dicas!
    sou totalmente leiga e tá um pouco dificil fazer meu blog funcionar, mas sou brasileira e não desisto nunca! heheheh

    Conto com sua ajuda pra dar um visitadinha lá e me contar em que posso melhorar.

    Um abraço
    Lucia
    http://cafeecetim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa Helena, que chato isso que aconteceu com vc. Que bom que foi solucionado e que ótimas dicas vc nos deu, obrigada! Beijinhos e um ótimo final de semana! Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena!
    Nossa quanta informação legal! Obrigada pelas dicas pq perder o bloguinho jamais! Não dá mais pra viver sem o blog (E sem falar com vc né?).
    Tô passando por aqui pq hj eu tô feliz, feliz... e para te desejar um ótimo final de semana!!! Bjs, Zazá

    ResponderExcluir
  5. nossa miga tudo muito complicado pra minha cabeça...sou meiolerdinha viu....mas vou reler tudo com muita calma...será que consigo????hehehhe
    brigado..bjaooo

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena!
    Caramba, a coisa anda feia mesmo! Sempre que posso anoto as dicas da Elaine e da Fer. Esse seu resumo está ótimo, vou anotar também! Sei que preciso fazer o blog-clone, mas sou tão analfabeta informaticamente! Mas tenho que tentar! Pela salvação do blog!
    Obrigado, querida pelas dicas!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  7. Oi, amiga! Ai, que chatice essas coisas de vírus e malware.. né?! ainda bem que vc conseguiu resolver!
    Obrigada por compartilhar dicas tão importantes para protegermos nossos bloguinhos!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Helena,hoje mesmo ia te mandar um e-mail...depois de acessar seu blog, meu not foi pro conserto...era um vírus...mas já tá resolvido!!Depois vou pedir pro meu filho ler com atenção seu post e tomar as devidas providências com o meu...Bjs e bom findi!

    ResponderExcluir
  9. Achei ótimas as dicas e gostei muito de seu blog também.....estou te seguindo pois não quero perder nadinha.
    Bjussssssssssss
    Malú.

    ResponderExcluir
  10. Oi amada, que bom que seu lindo bloguinho está a salvo! Também fiquei preocupada, pois ficou mais tempo com o virús do que o meu Tecendo Artes certa vez. Mais graças a Deus deu tudo certo e pelo que vi você virou uma expert no assunto, rss, boas dicas.
    Qualquer coisa, conte comigo tá?
    Beijinhos, ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Tb acho que ela foi quem ganhou. Eu vou fazetr um pra mim igualzinho...rs...bjocas

    ResponderExcluir
  12. Dicas ótimas, vou até pedir pro maridão dar uma olhada no meu...
    Bjim

    ResponderExcluir
  13. Oii amiga! esse post foi tudo de bom! bem explicado,so de ler fiquei com medo de passar por isso rsrs! Muito chato quando isso acontece! Um gde bjo!!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas. muito úteis mesmo.
    Vou ver se coloco em prática logo.
    Bjão!!!!
    òtimo findi!
    Lu

    ResponderExcluir
  15. Tem muitas amigas virtuais enfrentando problemas com seus blogs, desde vírus, "coisas" estranhas e tem bloguitos "sumindo". Espero que não aconteça nada com o meu, já tomei algumns cuidados mas me disseram que nada que se faça é 100% eficiente, que atualmente existem vírus e programas prejudciais imbatíveis. Valeu ter partilhado as dicas.
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  16. Moooorro de medo de meu blog sumir! Sigo as dicas da Elaine e uma vez por mes salvo meu blog, mas o certo seria salvar diariamente.

    Obrigada por lembrar de mim neste post superútil!

    beijoooo

    ResponderExcluir
  17. ♥ hoje mais não, mas amanhã tentarei fazer tudinho. Eu estava pensando que era apenas no meu pc,porque fui numa lan house e não apareceu a nmensagem no pc.
    Oh, QUANTO A MOLDE CACHORRO descibri qual foi a diferença: é que fizeste apenas o contorno, diferente do molde original. Ei fiz com as 4 patinhas, as duas orelhinhas e o dorso. Fica lindo.
    Mana, beijos, fico feliz de ter dado tudo certo com o teu blog, pois gosto muito de vir aqui.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Essa semana a coisa foi feia então. Fiquei sabendo de 2 blogs que foram deletados. Um foi da Ly Mello, e ainda bem que ela conseguiu recuperar o blog pq tinha backup.
    Que bom que tudo deu certo com o seu também.
    Ando com um medão disso tudo:(
    Beijos, bom final de semana (mesmo com trabalho extra) e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  19. Olá Helena,
    Obrigada pela dica muito bem explicadinha!No meu blog também aconteceu entrarem e apagarem alguns dos meus posts.... Fiquei furiosa com a maldade, depois consegui exportar o blog para o disco rígido e agora vou guardando os posts... alterei passwords e espero que desta vez dê certo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Helena, como tu estás sabida, menina!!! Não entendo quase nada de computador. Quando acontece qualquer coisas, chamo logo um técnico. Não tenho paciencia de passar dias tentando ajeitar.
    Aproveito para te desejar um ótimo final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Helena, que bom que resolveu o problema sem ter que excluir o blog!
    Obrigada por dividir tudo o que você aprendeu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. olá querida adoreiii seu blog!!! varias dicas legaiss!! estou te seguindo tá!! ahhh passa lá no meu! bjs.

    ResponderExcluir
  23. Oi Heleninha querida!
    Obrigadão pelas dicas!
    E que bom que vc conseguiu resolver!
    Beijinhos, Ana Carla

    ResponderExcluir
  24. Oi helena moro na frente de uma loja de computadores onde tambem è uma fortuna porque minhas filhas vao sempre la ja no minimo problema sao 2 rapazes muito serios as veses nem cobram nada ja que aqui em casa ninguem tem paciencia de evidenciar o problema,olho sou feliz que gostou da minha guirlanda mas nao ficou linda como a tua apesar disso vendi ela e a moça adorou,BJS Kaire

    ResponderExcluir
  25. Helena, mais uma vez vc me ajudou rsr,
    Não tinha idéia de que essas coisas de blog desaparecer podiam acontecer, cred.Vou seguir todas suas dicas e proteger o meu cantinho, tem coisinhas que ainda vou ter de descobrir como fazer pois sou analfanet.
    bjos linda.

    ResponderExcluir
  26. Oi amada que chato esses virus, não? valeu pelas dicas pois sou leiga e tou começando meu blog.
    bju carinhoso

    ResponderExcluir
  27. Oi Helena querida!
    Adorei as dicas!
    Beijoquinhas carinhosas!!

    ResponderExcluir
  28. Amore, adorei seu recadinho!!! Brigada pelo carinho e elogios... hehe
    Bjos, lindo domingo pra vc!

    ResponderExcluir
  29. Ai menina de novo esse problema no blog, puxa vida que bom que conseguiu arrumar porque perder tudinho ia ser mesmo muito triste.
    Mas graças as meninas lindas você conseguiu dar um jeito nisso né.
    Bjks...Aninha

    ResponderExcluir
  30. Olá minha querida, paz seja contigo!!!Amei sua dica, vivo aprendendo e graças a Deus vocês são maravilhosas e compartilham, tive uma semana triste, perdi minha vózinha e minha tia, foi muito dificil, mas vamos tocando em frente, te desejo uma semana de bençãos!!!bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi guria!!
    Alem do teu blog ter trabalhos maravilhosos...tem dicas otimas pra nos tirar do sufoco da net...parabenssss!!!
    Me visite e siga tambem.
    Bj
    Cris
    http://artesanatodelacres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. LINDA QUE SAUDADES..... MENINA DOS OLHOS DE DEUS COMO VC ESTÁ? ESTOU VOLTANDO AOS POUCOS E COM MUITAS SAUDADES. BJS GAROTA. TUDO AQUI ESTA LINDO VIU! MARA

    ResponderExcluir
  33. Que medo hein?
    Fico feliz que deu tudo certo pra vc.
    Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  34. Oi Helena, que ótimas informações,vou levar isso ao pé da letra.
    Obrigada por compartilhar com as amigas mais seu blog ta um fofo mesmo assim.
    beijinhos e tenha uma linda semana
    Sandra ferreyra

    ResponderExcluir
  35. Helena, tenho uma memória externa de 1 giga, será que posso salvar logo, direto para lá, em vez de fazer copia ou esse blog clone é melhor?
    Salvei as 1ª postagens em pen drive faz algum tempo.

    ResponderExcluir
  36. Oi Helena, na semana passada meu blog tbem apresentou esse problema e consegui remover justamente quando eliminei um gadget que estava com um código HTML, de um blog que achei super legal com templates etc...mas que pelo jeito está infectado. Foi imediato, qdo eliminei que entrei no blog de novo, a mensagem já não apareceu mais, é uma meleca isso, né?? Só dizendo assim, rs. Agora vou te falar que se perder o blog vou ficar muito chateada,a gente prepara tudo com tanto carinho, né?? Que bom que vc tbem resolveu, bjs.

    ResponderExcluir
  37. Oi Heleninha!
    Eu que te agradeço amiga pelo seu carinho!!
    É muito bom receber uma visitinha sua!
    Beijinhos e que vc tenha uma semana na Paz do Senhor Jesus!
    Beijinhos, Ana Carla

    ResponderExcluir
  38. When will you post again ? Been looking forward to this !

    ResponderExcluir

Que bom que você deixou seu recadinho ! ADORO !!
Muito obrigada pelo carinho!!!