segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dieta Coletiva - Post 5

 Oieeee, minhas amigas (os) queridas (os ) !

Tudo joinha com vocês, queridas (os) ? Espero que simmmmmmmm!!!!




Como passaram o fim de semana, firmes no propósito de mantermos nossa Dieta Coletiva ??
Olha, gente, esta semana passada eu  confesso a vocês que continuei na Dieta sim, mas, tive minhas "escapuladinhas"...afinal passar uma semana na casa da mamãe de férias, não tem como seguir fielmente uma dieta, seja ela qual for, né? rsrsrsrs
Eu, estou feliz por não ter engordado nenhuma grama !!!! Pra mim, já foi lucro !!

O que fiz:

* Caminhei todos os dias 6 km
* Tomei 2 lts de chá verde diariamente
* Não tomei nenhum sorvete ( na praia, pode???? rsrsrsrsrs)


Mas, a partir de hoje ( já voltei ao trabalho ! ) estou voltando a :

* Fazer refeiçõezinhas no intervado de 3 em 3 hs
* Tomar 2 lts chá verde
* Comer frutas ou iogurte com linhaça dourada ou amaranto
* Cortar todo tipo de doce, biscoito ou pão branco
* Comer somente pão integral
* Nada de massas e açúcar


Bom, espero que na semana que vem eu já tenha algum progresso ...porque sei que neste mês eu não fiz muito certinho, mas daqui pra frente será um novo recomeço!!!

Gente, hoje eu vi uma dica bem legal no blog da Dani Moreno ( uma amiga muito fofa!!! ) sobre um suco de gengibre ...clica AQUI e confira a receitinha dela!!

E clicando AQUI você  tem dicas e informações super importante sobrecomo evitar a Hipertensão e como nossa alimentação pode ajudar nesta precenção no blog da nossa musa Fernanda Reali ....não perca!!

Bom, gente ....Nunca se falou tanto nos benefícios de uma alimentação saudável como nos dias de hoje, não é mesmo?  Na realidade, somos precisamente o que comemos, visto que os alimentos que diariamente consumimos têm influências diretas no funcionamento do nosso organismo, cérebro, pele, olhos, estado de espírito e na forma como vivemos o dia-a-dia. Viver bem começa na boca, por isso, Vamos ver umas dicas bem legais de como manter nossa Dieta bem saudável???

 A loucura das dietas

Fazer uma dieta saudável é diferente do que fazer uma dieta para emagrecer, mas vai acabar por atingir os mesmos objetivos e, talvez, mais alguns! A maior parte das vezes, recorremos às dietas de emagrecimento imediatamente antes do Verão ou porque vamos participar num evento onde queremos estar o nosso melhor ou porque alguém que encontramos na rua há duas semanas nos disse: “estás mais gordinho…”. Claro que enquanto houver disciplina e motivação, a cruzada para eliminar os quilos a mais continua, mas a sensação contínua de fome e da privação de alguns alimentos acaba por vencer e voltamos aos velhos hábitos. Algum tempo depois, ganhamos coragem e iniciamos de novo a dieta, que dura mais umas semanas… e assim entramos num ciclo vicioso que não nos leva a lado nenhum!

Mudar de vida à mesa

Seguir uma dieta saudável é simplesmente mudar o nosso estilo de vida… para sempre! Pode parecer assustador e até impossível, mas a verdade é que um investimento como este, a longo prazo, pode trazer-lhe benefícios a vários níveis. São pequenos passos que pode começar a adoptar já hoje – não tem de os fazer todos ao mesmo tempo – mas comece devagar, introduzindo um novo hábito saudável com cada dia que passa e, mais depressa do que imagina, estará a sentir-se melhor do que alguma vez pensou (e entretanto também vai notar a diferença nas calças!). Pois, é que isto de comer saudável, também é um ciclo vicioso, só que este faz-lhe bem! O seu corpo e mente agradecem.

              10 passos simples para uma dieta saudável

  1. Comer muito! Está mais do que provado que devemos fazer mais refeições ao longo do dia para controlarmos melhor o apetite e não enchermos os pratos durante o almoço e o jantar. Para começar, nunca descure o pequeno-almoço: afinal, com tanta variedade à escolha (vários tipos de pão, cereais, iogurtes, café, leite, chá, sumos e batidos naturais) esta é uma refeição para desfrutar ao máximo – basta levantar-se 5 minutos mais cedo ou deixar tudo pronto de véspera – garantimos-lhe que não há melhor forma de começar o dia! Depois, coma de três em três horas, ou seja, faça um pequeno lanche a meio da manhã, a meio da tarde e antes de se deitar (este último só se realmente sentir um vazio no estômago!). Dê por onde der, não salte nenhuma refeição!
  1. Água = 0 calorias! Quer melhor aliado para uma alimentação regrada? Sempre que possível, opte pela água em detrimento dos refrigerantes e dos sumos. O consumo diário ideal desta “bebida milagrosa” é de 1,5 a 2 litros e para que não lhe custe a engolir este hábito, pode beber chá (sem açúcar!) ou adicionar algumas gotas de limão, folhas de hortelã ou menta à sua água para um sabor refrescante e apetecível.
  1. Fruta e legumes ao poder! Para além de emprestarem um colorido irresistível ao seu prato, fazem realmente bem! Em vez de acompanhar o seu bife com arroz, batata frita e salada, que tal apenas uma boa salada com um bocadinho de tudo (alface, tomate, milho, queijo, nozes… até escrito aqui já tem bom aspecto!); ou então, salteie legumes (se não tem tempo de os arranjar, compre os congelados, depois é só aquecer o tacho!). Faça uma boa sopa para iniciar ou preencher qualquer refeição ou até um arroz recheadinho de legumes – existem muitas formas deliciosas de introduzir mais vegetais à mesa – seja criativo e em pouco tempo não vai viver sem os seus legumes! Outra forma fácil de introduzir vegetais no seu quotidiano é na hora do lanche – quem diz que não pode comer uma cenoura a meio da manhã? O mesmo aplica-se à fruta – as bananas, as maças e as peras foram feitas para viajar, por isso, não saia de casa sem, pelo menos, uma peça! Se estiver em casa, prepare sumos de fruta naturais, misturando e experimentando novas receitas (aqui os legumes também podem entrar!).
  1. Carne ou peixe? Ambos e distribuídos irmãmente ao longo da semana. Sempre que possível, substitua a carne vermelha pela carne branca (frango e peru), que tem um teor de gordura reduzido, e opte sempre por grelhar a carne em vez de fritar. Relativamente ao peixe, procure incorporá-lo mais vezes nas suas ementas semanais porque, para além de ser uma fonte de proteínas, é rico em Ómega 3, que faz maravilhas à nossa saúde! Com vários tipos de peixe para experimentar, pode ainda variar na forma de o confeccionar – grelhado, assado, cozido…
  1. A escolha dos lacticínios. Opte sempre pelas variedades magras no que toca aos lacticínios – leite, iogurte, queijo – pois, para além de terem metade das calorias da variante “gordo”, também têm cinco vezes menos colesterol. O argumento diz tudo!
  1. Branco vs integral. É certo e sabido que os hidratos de carbono refinados, como o pão, o arroz e a massa branca, não satisfazem o nosso apetite tão bem quanto as variedades integrais. Outros motivos para escolher sempre alimentos integrais incluem: têm poucas calorias, diminuem a absorção do colesterol, fornecem energia, são um precioso aliado para o funcionamento correcto do tracto digestivo e intestinal. Está convencido?
  1. Hora dos snacks. Apetece-lhe qualquer coisa e o primeiro instinto é ir até a pastelaria ao lado do escritório ou abrir o pacote de bolachas Oreo que está na dispensa? Pode fazer bem melhor do que isso! Para além da fruta e dos legumes que referimos em cima, o lanche pode ser preenchido com uma variedade de opções saborosas e saciáveis: iogurtes de colher ou líquidos (pode comer um diferente todos os dias graças à diversidade existente!), um pão integral com queijo fresco ou fiambre magro, barras de cereais, tostas e bolachas integrais, uma mão cheia de nozes ou amêndoas (não há melhor para sossegar um apetite voraz!), a nossa velha amiga bolacha Maria… diversifique e bom proveito!
  1. Dizer não a… Claro que uma dieta para corpo e mente sã exige alguns sacrifícios, mas se pensar que essas pequenas abstenções vão trazer-lhe grandes benefícios, não lhe vai custar nada! Elimine a palavra fritar da sua cozinha, substituindo-a por grelhar ou assar. Diga não, uma vez por todas, aos alimentos processados industrialmente (doces, bolachas, batatas fritas, refeições pré-preparadas ou congeladas), assim como qualquer alimento que contenha as palavras “gordura parcialmente hidrogenada” no seu rótulo – deixe-o na prateleira do supermercado.
  1. Reduza o sal e o açúcar! O sal em excesso é uma bomba para o nosso coração, mas felizmente existem muitas outras formas de temperar, deliciosamente, os nossos alimentos. Experimente especiarias e ervas aromáticas que nunca usou, mas não recorra à manteiga, à margarina ou ao óleo para cozinhar – prefira sempre o azeite. No que toca ao açúcar, não pretendemos que o expulse da sua alimentação, mas sugerimos uma redução no número de colheres que diariamente coloca no café ou no chá – no início pode custar, mas em pouco tempo estará mais que habituado! Caso não saiba, o açúcar disfarça-se de várias formas – glicose, frutose, sacarose, maltose, dextrose, melaço e xarope – por isso, há que estar sempre atento aos rótulos para não ingerir o que não quer!
  1. E as tentações? Seguir uma dieta saudável e equilibrada não significa que nunca mais poderá comer uma bela fatia do famoso cheesecake que só a sua mãe sabe fazer, nem mandar vir uma pizza numa sexta-feira à noite depois de uma semana cansativa ou deliciar-se com um refrescante gelado numa tarde de Verão. O que seria de nós sem estes pequenos prazeres da vida? Desde que seja a excepção e não a regra, saboreie essa mousse de chocolate até à última colherada e sem sentimentos de culpa! 
  2.  
Espero que vocês tenham gostado dessas dicas....que na verdade não são só dicas, né? São lições de casa pra todas (os ) nós !!!

Um beijo grande pra vocês !!!

Fiquem com Deus !


    Pin It now!

    43 comentários:

    1. Oiee Helena..adoreii as dicas..muito boas mesmo!!
      Olha, vc me perguntou sobre as cotas de erros, são docinhos q a gente pode sim comer estando de dieta, mas são 5 por semana, tipo vc poderia ter chupado 5 sorvetes por semana la na casa da sua mãe, todos os 5 no mesmo dia, ou 1 por dia, mas o nome ja diz, é erro, claro q sem ele o emagrecimento é bem mais rapido rsrs
      Qualquer duvida estou aqui..
      Bjokinhassss

      ResponderExcluir
    2. Oi Helena amei suas dicas e já pratico muito delas.. aboli da cozinha as frituras tudo é grelhado, e não fico sem minhas frutas e legumes no inicio é estranho, mas agora faço verduras no vapor e saladas variadas, na maioria dos dias não pego mais o arroz qdo vejo aquele monte de verduras coloridas me dá agua na boca, dispenso o arroz branco, e como pão integral e leite desnatado... os resultados a curto prazo foram uma barriga mais enxuta as roupas caiem melhor e eu adorei isso
      bjsss drika

      ResponderExcluir
    3. Olá Heleninha

      Concordo que existem dietas muito perigosas ao organismo. Prefiro o acompanhamento de um nutricionista.

      Um ótimo dia à vc.

      Bjoooooooooooooo..............

      http://amigadamoda.blogspot.com

      ResponderExcluir
    4. Que estranho, tentei mandar o recado e acusou erro. Entro novamente e o danado já está aqui.

      Bjo..................

      ResponderExcluir
    5. uma boa nutri e um bom endocrinologista resolve qualquer problema,claro se o paciente for bom o resultado aparece sem mais problemas eventuais!!
      adorei as dicas!
      beijo
      boa semana!

      ResponderExcluir
    6. Que bom suas dicas. Já estás no rumo certo e com certeza, vais emagrecer. Sucesso na dieta.
      Aproveito para te desejar um ótimo dia. Bjs

      ResponderExcluir
    7. Oi Helena! Estou em falta nos recadinhos, mas sempre passo para ver as novas.
      Quero ser mais persistente este ano e fechar a boca para as guloseimas (minha perdição). A s dicas são bem legais.
      Bjs

      ResponderExcluir
    8. Oi Helena, já eu engordei...não me pesei, mas tenho certeza, pois comi demais...aff

      Mas dieta tem que ser concientizada mesmo.

      Beijos

      ResponderExcluir
    9. Olá minha querida!!! Cheguei ontem , vim te trazer um beijo e xeretar amei sua sala , e a vista , ficamos na praia por quase vinte dias , agora to dando um jeito na casa , mas não pdia deixar de agradecer sua visita cheia de vibrações do bem , logo eu volto aqui e tabm colcoo em dia meus posts beijo iluminado minha querida !!!.

      ResponderExcluir
    10. Oi Helena, passei por aqui para matar as saudades e vi que voce esta com tudo!!! Tambem nao engordei (mas nao emagreci nas minhas ferias!) Estou voltando ao trabalho na quarta e ja estou com a matricula na academia feita!!! Obrigada pelas dicas. bjs Sandra
      http://projetandopessoas.blogspot.com//

      ResponderExcluir
    11. Oi Helena!

      Você escreve super bem! Parece um guia prático de como não sucumbir aos problemas de uma dieta alimentar! hahaha Adorei amiga! Vou seguir algumas delas ok?

      Bjs

      ResponderExcluir
    12. Oi Helena,
      que legal ver esse ânimo todo!!!
      Dicas super legais!!!!
      Em breve estarei colocando o móbile de galinhas na cozinha!!!
      Estão guardadinhas esperando a casinha ficar toda pronta!!!!

      E vc acabou de inventar uma palavra "reciclólogos" ADOREI!!!
      Vamos passar um email pro Aurélio!!!!

      bjs

      ResponderExcluir
    13. Oi Heleninha! Quanto tempo, hein?!
      Quero parabenizar vc também pela força de vontade quanto a dieta, também estou tentando perder alguns quilinhos, mas vc está bem mais empenhada! Parabéns!!
      Beijinhos e Deus a abençõe!
      Ana Carla

      ResponderExcluir
    14. Helena,

      só de não engordar já é um otimo começo, mas sua reeducação esta certinha. Adorei as dicas.

      Bjão

      ResponderExcluir
    15. Parabéns, amiga! Você já é uma vitoriosa em passar dias na praia sem nenhum sorvetinho....juro que eu não sou tão forte assim...rsrs. Nesse final de semana eu tive um casamento para ir, claaaro que cai em tentação, mas a noite fiquei brincando na piscina por umas 3 horas....rsrs E também usei um truque...andar bastante para conversar com os presentes....assim penso ter queimado uma ou duas calorias...rsrs.
      Tenha uma ótima semana.
      Abraços
      http://euseivoucontar.blogspot.com

      ResponderExcluir
    16. OIEEEEE!!EM SELINHO PARA VC!! PASSA LÁ!!!
      ESPERO QUE GOSTE!!
      BJS
      CLAUDIA

      ResponderExcluir
    17. dicas muito boas e anotadas minha linda..
      bjim

      ResponderExcluir
    18. Primeira vez por aqui e estou amando, parabens pelo blog.
      Depois passa lá no meu bloguito, ficarei feliz.
      Ale
      http:// alequejo.blogspot.com

      ResponderExcluir
    19. Boa noite, Helena
      Você deu uma verdadeira aula sobre reeducação alimentar.
      Também estou sempre tentando seguir estas dicas, mais às vezes é difícil demais.
      Sou muito gulosa, meu apetite é grande, mais vamos controlando.
      Bjos

      ResponderExcluir
    20. Pra mim tomar sorvete nessa fase inicial é péssimo. Vá em frente, doce Helena.

      ResponderExcluir
    21. Oi Helena!
      Que legal que você também está na dieta! É um grande estímulo fazer junto, né? Andei dando umas escapadas, mas agora voltei com tudo!
      Bj

      ResponderExcluir
    22. Gosto mto de todas as dicas de todas as amigas que estão na Dieta Coletiva e com seu post eu me lembrei que dou pouca atenção pro peixe aqui em casa...amanhã ele não me escapa...vou correndo comprar o suficiente p/ dois dias dessa semana.
      Bjs♥

      ResponderExcluir
    23. Fugi desta dieta coletiva...
      estou tão arrependida!!!!!
      EU SOU UMA BOLA...ENORRRRRME!!!
      SHUINF!...SHUINF!...
      bjs
      Tina (SONHAR E REALIZAR)

      ResponderExcluir
    24. Oi, Helena. Tudo bem?

      Muito obrigada, mesmo, pela visita e pelo elogio. Claro que pode linkar, é um prazer para mim! O seu já está lá no meu, se permite. =]
      A sua filha tem blog ou twitter? Fala p/ ela entrar em contato comigo p/ a gente trocar ideias.

      Mais uma vez, obrigada.

      Um beijão!!!

      Gi.

      ResponderExcluir
    25. Olá Helena,acho que devemos diminuir,sem exagerar,não podemos tirar tudooo.O importante é saber se alimentar sem exageros.
      Beijosss

      Simone Souza

      ResponderExcluir
    26. Ótimas dicas amiga!
      Amanhã vou mais uma vez começar minha reeducação alimentar (parei desde a época das festas de final de ano) e passar na academia para marcar meus horários para a malhação. Não gosto muito mas vou me encher de coragem e força de vontade para conseguir...
      Bjinhos e uma semana abençoada no seu retorno ao trabalho!

      ResponderExcluir
    27. Adorei as dicas Helena e realmente é a mais pura verdade. Eu também estou nesta dieta coletiva, preciso eliminar 4 kg (pouco eu sei mas pra mim é muito rs). Até postei estes dias fotos de alguns almoços que fiz onde até as crianças aprovaram.

      beijos
      Ellen

      ResponderExcluir
    28. Oi Helena!
      Minha visita é , principalmente para dizer que instalei o tal google chrome. Agora espero não ter problemas para acessar e comentar no seu blog. Ufa, que alívio!
      Eu não entrei na dieta coletiva pois sei que não tenho tanta disciplina e não sou de fazer exercício...mas com esse calorão, só de beber mais água e ingerir mais saladas já emagreci mais ou menos 1kg e pouco. O que para mim já é uma super vitória!
      Adorei suas artes! A caixa, os passarinhos...lindos!
      E que lugar gostoso que você mora! Parece ser tão tranquilo!
      Beijos, Renata
      palpitandoemtudo

      ResponderExcluir
    29. Ola Helena,

      Gostei muito do seu blog para fazer sempre visitinhas.
      Parabéns pelo seus trabalhos.
      Um abraço

      Joyce
      Caso queria visitar meu blog é: http://handmadebyjoyce@blogspot.com

      ResponderExcluir
    30. Oi,Helena!
      Como vai?
      Passa lá no meu bloquito,que tem um selinho pra vc....
      Bjs
      Ana Lucia
      http://tiamaluca.blogspot.com

      ResponderExcluir
    31. Oi Heleninha, adorei! Quero abraço, to com saudades..beijos

      ResponderExcluir
    32. Oi Helena!
      Passei aqui novamente só pra te responder! Seguinte: o pote de 500g, que tem muuuuito creme e que rende demais, custa 240,00 naquela loja que divulguei no post, onde comprei o meu. O de 100g fica mais ou menos uns 120,00, tmb daquela loja. Junta aí uma turminha, sua filhota, amigas, parentes, etc...comprem o de 500 e divida com o pessoal! Dá pra todo mundo, porque um pouquinho já basta pra fazer a hidratação, sendo que ela é feita só uma vez por semana né! + que isso pode deixar o cabelo oleoso (eu acho). Vale a pena!

      Bjs

      ResponderExcluir
    33. Oi amiga amada,
      quantas dicas preciosas !!!!
      Amamos também suas artes. Ô minina caprichosa.Ficou tudo muito lindo.
      Parabéns.
      Beijo com carinho

      ResponderExcluir
    34. Olá

      Há tempos atrás, todas as Quartas-Feiras o blog publicava o "ESPAÇO DAS ARTES". Amanhã, o espaço volta ao ar. Não perca.
      Vou aguardar a sua visita.

      ATÉ AMANHÃ...

      Bjoooooooooooooooo............

      http;//amigadamoda.blogspot.com

      ResponderExcluir
    35. Olá minha amiga! Td bem com vc? Espero que sim.
      Sabe, amo seus posts da Dieta coletiva, apesar de nuuuuuuunca fazer dieta... aliás, o meu caso é o contrário, faço dieta para tentar ganhar uns quilinhos. e olha, nem assim consigo! sei que pra mta gente isso parece uma benção: como tudo q as outras pessoas evitam, hamburger e cachorro-quente, chocolate, doces e refrigerante, sem contar meus pratinhos beeeeeem servidos nas refeições, como sem dó! e qndo subo na balança, nem 100g a +... Mas isso tb pode ser um problema, uns 3 ou 4 quilinnhos seriam mto bem vindos pra mim, mas nunca consigo eles... rsrsrs =]
      Bem, mas o que importa é ser saudável, e tentar melhorar sempre, né? Nós chegamos lá: eu ganho meus 3 ou 4, vc perde os que te incomodam!
      Mas mudando de assunto, amei suas últimas artes, os passarinhos ficaram lindoooooooos, uns mimos!
      Mês passado tentei fazer uns cachos de pimentas que postei só essa semana. Me inspirei nos seus! Passa lá no blog depois pra ver, mas vou logo avisando: Não chegaram aos pés, eu não tinha todos os materiais em casa, fiz na correria para presentear, antão acabaram não saindo como planejei. Mas já foi um início...
      Obgada por ser fonte de inspiração, suas coisas são lindas, amiga!
      Fique com um bjão e tenha lindos dias =]

      ResponderExcluir
    36. Olá querida, que bom que meu texto lhe auxiliou nesse processo de perda de peso. É importante lembrar que prcisa mudar a qualidade e a quantidade do que come, e que radicalismo não funciona. Então, não deixe de comer um doce que adora, vc pode comer sim, uma vez na semana, sem exagero, pois senão um hora vai acabar
      caindo de boca nele. Comer é para toda vida, e por isso precisa cuidar sempre, e aprender a comer corretamente, para manter o peso definitivamente. Vamos lá, estou contigo no que precisar. Uma beijoca

      ResponderExcluir
    37. Oi Heleninha!
      Amiga, vc é muito querida! Suas palavras são doces e amáveis! Fico muito feliz em receber sua visita!!
      Vc também têm mãos abençoadas por Deus!!
      Quanto ao Elo 7 confira seus e-mail's!
      Beijinhos, Ana Carla

      ResponderExcluir
    38. Oi minha amiga querida, que bom receber tua visita, amei teu recadinho carinhoso, obrigada e eu entendo porque também corro muito, haja nós para dar conta né? Só com Deus mesmo. beijos

      ResponderExcluir
    39. Estou seguindo quase todos esses 10 passos, tudo em busca de uma vida mais saudável!!!
      Boa sorte para nós!

      Bjos

      ResponderExcluir
    40. Olá Helena... dicas muito boas... a linhaça dourada ja faz parte da minha alimentação... e da minha mãe também que é diabética é tem feito muito bem a ela...
      Também tenho bebido muito água ou suco pois o calor tem ajudado nisso...
      Firmes nesse objetivo conseguiremos perder esses quilinhos que sempre nos aborrece...
      Tenha uma linda semana...
      Beijos!!!

      ResponderExcluir
    41. Oi amiga!!!!

      Vc viu???
      Quem diria eu costurando!!!!
      To driblando o tempo, mas preciso fazer um cursinho, né???
      Vc tá vendo que lindeza nossa casa tá ficando!
      Deus é maravilhoso!!!!
      E todas as promessas Dele em nossas vidas vão se cumprir!!!

      Fiquei curiosíssima com a "coisinha" que vc está preparando pra mim!!!!
      Bom, a casa, a parte principal está praticamente pronta, nos retoques finais...
      Mas vamos começar semana que vem a "outra fase"...
      Construção nunca termina!!!!
      Uma cozinha com o fogão a lenha , mais um quarto, banheiro e área de serviço...
      Esse espaço fica no piso inferior....
      E combinamos que enquanto não terminar TUDO não vou mobiliar e decorar lá em cima!!!
      Se não a gente amolece e não faz o resto..
      vc entende...
      Acho que mais uns 2a 3 meses, vai depender do TA-LENTO dos pedreiros!!!rsrsrs
      Mas quando a surpresa ficar pronta me fala que eu to pra lá de curiosa!!!!
      bjs

      ResponderExcluir
    42. oI hELENA QUERIDA!
      Que gostoso receber uma mensagem sua no dia do meu aniversário.
      Fiquei muito feliz:)
      Obrigada por fazer parte do meu dia.
      Te adoro amiga!
      Bjs

      ResponderExcluir
    43. Helena querida!
      Que gostoso receber uma mensagem sua no dia do meu aniversário.
      Fiquei muito feliz:)
      Obrigada por fazer parte do meu dia.
      Te adoro amiga!
      Bjs

      ResponderExcluir

    Que bom que você deixou seu recadinho ! ADORO !!
    Muito obrigada pelo carinho!!!