segunda-feira, 15 de março de 2010

Organização até na hora de viajar !!

Olá, gentem !!

Como passaram de fim de semana? Descansaram bastante? Pois é...nessa correria de trabalhar fora o dia inteiro , acaba sobrando todo o serviço de casa pro sábado...então é o dia inteiro só no serviço doméstico..hehehe...mas eu gosto muito de cuidar da minha casita...e já aproveito na limpeza e já vou mudando alguma coisa, algum enfeite, sabe como, né? rsrsrsrs...coisas de mulher...maridão quer morrer comigo ! rsrsrsrs

Bom, pra gente fugir desse dia a dia corridinho, somente viajando nos feriados prolongados, não é mesmo? E se vc for, como eu, aquela que nunca sabe o que levar ( roupas de frio ou de calor?...), vou postar aqui algumas dicas de organização na hora de arrumar a bagagem...com certeza os maridões vão adorar este post !! rsrsrs...

O feriadão da Páscoa tá chegando...você vai viajar? Ou vai aproveitar pra ficar em casa e dar um "upgrade "???
De qualquer maneira, feriado é sempre bom demais, né??

Beijocas e uma ótima semana pra você, com doce presença de Deus na
sua vida !


                                              

Organize a bagagem na hora de viajar


Dicas para acomodar as malas e os volumes menores ajudam a otimizar o espaço e evitam que objetos fiquem soltos no interior do carro

Para evitar atropelos e dor de cabeça durante a via­­gem é aconselhável acomodar a ba­­gagem no carro de maneira or­­ga­­nizada, o que nem sempre é uma tarefa das mais simples. Às ve­­­zes, a quantidade de malas e obje­­tos transportados é tanta que pode comprometer a segurança e o conforto dos passageiros. Alguns motoristas acabam até colocando a bagagem de qualquer jeito, sem a menor preocupação.

Uma cena comum nas estradas são veículos trafegando abarrotados de sacolas, mochilas e malas por todos os lados. O vidro traseiro desaparece e vários objetos ficam soltos. Além de incomodar os ocupantes, pode obstruir a visão do condutor pelo retrovisor interno. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, isto é in­­fração grave e o motorista está sujeito a multa, pelo artigo 105 do Código de Trânsito Brasilei­ro. Por isso, confira algumas dicas de motoristas mais experientes para aproveitar ao máximo o espaço do seu veículo.

Uma opção para a falta de espaço é instalar bagageiros de teto ou racks

Os 6 mandamentos

Saiba como evitar atropelos com a bagagem na hora de pegar a estrada.



1 – Faça uma lista com tudo o que é necessário para a viagem. Guarde-a durante as férias, como um inventá­rio. Assim, você terá como controlar a bagagem e não perderá nada.

2 – Separe tudo o que vai levar antes de colocar nas malas. Analise se pode suprimir alguma coisa. É melhor levar só o indispensável.

3 – Divida a sua bagagem em cate­go­rias para guardá-la, como produtos de higiene, roupas, utensílios de camping, calçados e agasalhos. É melhor levar malas e sacolas não muito grandes. Se a viagem é a dois, reúna as roupas na mesma mala.

4 – Evite a bagagem desconfortável de transportar, como sacolas de plástico ou maletas com fechos danificados. Leve uma mochila se estiver nos seus planos fazer alguns dias de excursão sem carro.

5 – No carro, experimente maneiras de arrumar tudo e procure manter essa arrumação ao longo da viagem. Você perderá menos tempo em cada parada.

6 – Coloque os volumes mais pesados no fundo. Ou seja, objetos de camping, calçados ou alimentos. Procure deixar à mão a bolsa com os artigos de higiene.



Lista

Parece bobagem, mas fazer uma lista com tudo o que será necessário para a viagem é importante. Isso dá uma noção do que será transportado e assim saber onde colocar cada coisa, além de ter uma ideia real se haverá espaço suficiente para tudo. Lembre-se de avaliar o que deve ficar à mão para não correr o risco durante o trajeto de mexer no porta-malas para encontrar determinada coisa.

Evite deixar para arrumar a ba­­­gagem somente no momento de partir. Muitas vezes tudo que é feito às pressas fica de qualquer jeito, jogado no interior do automóvel.

Malas variadas


Mesmo se o passeio durar mais do que os quatro dias de Carnaval, como nas férias, por exemplo, procure utilizar malas de formatos va­­riados e não somente as de tamanho grande, pois o objetivo é aproveitar todo o espaço do porta-malas. Lembre-se, malas maiores são complicadas de encaixar, além de serem desconfortáveis para subir escadas. Em uma viagem, independente da duração, é fundamental levar uma mochila pequena para acomodar uma troca de roupa em uma emergência, guardar documentos e artigos eletrônicos.




Peso

Acomode os volumes mais pesados no fundo do porta-malas e embaixo os mais rígidos e maiores. Por cima deles a bagagem mais flexível e os objetos frágeis. Divida-a pelo peso também, de modo que o carro fique equilibrado, sem peso em excesso num dos lados. Além de facilitar a condução também evita o desgaste de peças da suspensão.

Objetos soltos

Dentro do carro nenhum objeto pode viajar solto. Isso vale para as coisas que ficam no painel, nos bancos, nos portas-treco e principalmente em ci­­ma da tampa traseira, nos carros do tipo perua e naqueles em que se tem acesso ao porta-malas pelo interior do veículo.

Essa medida é fundamental, pois em caso de acidente um objeto que esteja solto no interior do carro pode se transformar em uma armadilha mortal, capaz de fazer um enorme estrago. Na pior das hipóteses, coloque em baixo dos bancos, nos eventuais bolsos na parte de trás dos assentos dianteiros, no porta-luvas ou mesmo nos portas-mapa das portas.

Latas



Tome cuidado com latas de refrigerante e garrafas de água. Se não estiverem bem encaixadas podem escapar e rolar para os pedais do motorista, o que pode ocasionar um acidente. No caso de brinquedos para as crianças, leve somente aqueles que cabem nos compartimentos internos do carro.

Cordas elásticas

Proprietários de modelos na configuração perua, por exemplo, costumam colocar algum volume pequeno em cima da tampa do porta-ma­­las. A recomendação é que o objeto fique preso. Cordas elásticas são uma ótima solução.

Bagageiro


Para quem tem um carro com porta-malas reduzido, uma opção para a falta de espaço é instalar bagageiros de teto ou racks. Só fique atento, pois tais dispositivos podem interferir na aerodinâmica do automóvel e, consequentemente, no consumo de combustível. Por isso é recomendável levar os itens mais leves nesses equipamentos.




Teste

Enfim, para evitar surpresas na viagem faça antes um teste para conferir se a bagagem esta devidamente colocada no carro. De uma volta na quadra e, sem exagerar, realize movimentos bruscos e uma freada mais acentuada. O objettivo é verificar se não ficou nenhum objeto solto, capaz de machucar algum ocupante. Pin It now!

6 comentários:

  1. Nossa, quantas dicas legais! deve ter dado o maior trabalho fazer este post, né? bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga....na verdade não..rsrsrsrs...é que eu recebi um e-mail da àrea de Segurança da empresa onde trabalho ( COPEL ) e repassei a vcs...( não tô com esta bola toda, não !! hehehehehe..
    Beijocas, amiga !

    ResponderExcluir
  3. Oi, adoro teu blog , tudo muito lindo como sempre,visite meu blog também,sobre artesanato em geral, com várias receitas,beijokas
    http://agulhaetricot.com
    http://agulhaetricot.blogspot.com
    http://titacarre.elo7.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da organização de viagem. Se quiser tenho também o que levar na mala e como arrumar.
    Prazer enorme receber vc.
    Bjk e linda semana

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, flor do dia. O Balaio de Gato Cor de Rosa completou um mês de vida. E estou passando p agradecer o seu carinho. Beijão.
    Rosi

    ResponderExcluir
  6. Olá, meninas !

    Primeiro quero agradecer pelo carinho de vcs em deixar seu recadinho ! ADORO !!
    * Roberta, pode deixar que hj mesmo vou passar no seu blog pra te visitar! Obrigada e venha sempre que puder!!

    * Santinha , obrigada pela sugestão...vou te visitar pra ver o que levar na mala e como arrumar, sim !! Se vc deixar depois posto tudo aqui pra todo mundo aproveitar as dicas!!

    * Rosicarmem < Parabéns pelo aniversário de 1 mês do blog !! Ele é show !!

    beijocasssss

    Venham sempre !!

    Helena

    ResponderExcluir

Que bom que você deixou seu recadinho ! ADORO !!
Muito obrigada pelo carinho!!!